n. 1
seção
Créditos e Editora PUC-Rio e
Voltar Créditos Editora PUC-Rio

Título da matéria Geopolítica da imagem e a geografia de Indiana Jones
Por: Leo Name


Desde sua origem, os filmes registraram e reproduziram imagens dos mais diversos lugares, povos, elementos da fauna e da flora, hábitos e culturas, promovendo uma organização imperialista e visual do planeta. Podem, por isso, ser inseridos em certa “geopolítica da imagem”, que em consonância com mapas, guias de viagens, cartões postais e outros elementos que representam e reproduzem visualmente os vários cantos do globo, colaboram na construção de um conhecimento sobre o mundo que absorve e reforça as assimetrias de poder entre os espaços. Neste sentido, o arqueólogo Indiana Jones, vivido por Harrison Ford na trilogia cinematográfica dos anos oitenta, é provavelmente um dos mais contundentes personagens que atuam a serviço destes propósitos. O herói possui dimensões espaciais e geometrias de poder próprias que justificam, naturalizam e celebram, na contemporaneidade, a presença dos Estados Unidos e de países da Europa em espaços alhures. Há, portanto, uma “geografia de Indiana Jones”, dentro e fora de seus filmes, que será analisada a partir de uma perspectiva ao mesmo tempo sincrônica e diacrônica.

Palavras-chave: Eurocentrismo, geopolítica da imagem, imperialismo, Indiana Jones, representação.



Since its origins, movies recorded and reproduced images of the most diverse places, people, elements of fauna and flora, habits and cultures, promoting an imperialist and visual organization of the planet. Films can be inserted, therefore, into certain “geopolitics of imagery", in line with maps, travel guides, postcards and other elements that visually represent and reproduce a diversity of corners of the globe, working in the construction of knowledge about the world, which absorbs and enhances the asymmetries of power that exists between spaces. The archaeologist Indiana Jones, played by Harrison Ford in the trilogy of films of the eighties, is probably one of the most remarkable characters that serve these purposes. This hero have inherent spatial dimensions and geometries of power to justify, naturalize and celebrate, until today, the presence of the United States and European countries elsewhere. A certain "geography of Indiana Jones", therefore, exists in and out of their films, which will be examinedfrom a perspective at once synchronic and diachronic.

Key words: Eurocentrism, geopolitics of imagery, imperialism, Indiana Jones, representation.


Artigo_3.pdf
Geopolítica da imagem e a geografia de Indiana Jones

Publicada em: 26/10/2010 às 09:51 Seção: n. 1

Fim do conteúdo da Abordagens Geográficas Powered by PUBLIQUE!