n. 1
seção
Créditos e Editora PUC-Rio e
Voltar Créditos Editora PUC-Rio

Título da matéria Interfaces Brasil-Espanha: processos de gestão da educação básica local (Rio de Janeiro-Madri) frente à reconfiguração política dos estados nacionais
Por: Augusto César Pinheiro da Silva


Brasil e Espanha vivenciaram durante décadas, regimes políticos autoritários que reconfiguraram as estratégias de gestão do Estado no seu território de representação político-administrativa. Notadamente no âmbito local, ambos os países minaram projetos autônomos baseados na gestão das diferenças, o que pode ser observado hoje, frente ao retorno do Estado democrático, em importantes cidades desses países (Rio de Janeiro e Madri). As estratégias de gestão educacional em curso nessas cidades mostram os impactos da centralização do poder decisório nas diversas escalas de representação político-administrativa (local, regional/estadual, nacional), o que mina a formação de grupos sociais autônomos e responsáveis pelo “fazer político” das localidades e por novas arquiteturas distributivas no território.

Palavras-chave: Federalismo. Educação básica. Poder local. Estado nacional. Gestão pública.



Brazil and Spain had lived deeply during decades, authoritarian politicians regimes that the strategies of management of the State in its territory of politician-administrative representation had reconfigured. Specifically in the local scope, both the countries had disorganized established independent projects in the management of the differences, what it can today be observed, front to the return of the democratic State, in important cities of these countries (Rio de Janeiro and Madrid). The strategies of educational management in these cities show the impacts of the centralization of the power in the diverse scales of politician-administrative representation (local, regional/state, national), what it perturbs the formation of independent and responsible social groups for “making politician” of the localities and for new distributive architectures in the territory.

Key words: Federalism. Basic Education. Local Power. National State. Public Administration.agery, imperialism, Indiana Jones, representation.


Artigo_5.pdf
Interfaces Brasil-Espanha: processos de gestão da educação básica local (Rio de Janeiro-Madri) frente à reconfiguração política dos estados nacionais

Publicada em: 26/10/2010 às 09:40 Seção: n. 1

Fim do conteúdo da Abordagens Geográficas Powered by PUBLIQUE!